sexta-feira, 17 de outubro de 2014

RESENHA DE SEXTA #03# QUANTO VOCÊ PAGA PELA MÚSICA QUE OUVE?

 
 
Melhor dizendo, quanto você acha que deve pagar por ela?
Este é um assunto bastante em evidencia no mercado fonográfico, eu vivi a era do vinil, passei pela era das fitinhas k7 gravadas e regravadas dos cds que eu conseguia encontrar em minha cidade, não era fácil, devo dizer. Era complicado encontrar bons discos e pessoas dispostas a te emprestar algo de bom,  recebi diversas repostas negativas ao longo de minha juventude, moldar meu perfil musical não foi tarefa fácil, passei um período sem saber o que era comprar um disco ou cd, eram muito caros, eu não trabalhava e a ideia de minha mãe me dar dinheiro para simplesmente eu comprar um disco de rock, era um tanto absurdo na cabeça de minha mãe, ela tinha razão em partes, o dinheiro que tínhamos era para comprar o que comer e pagar as tantas contas que tínhamos!
Os anos passaram, comecei a trabalhar, então passei a ter livre acesso à internet, foi quando descobri o belo mundo de lojas virtuais, e até mesmo do malicioso download pirata de músicas, foi nesse período que passei a realmente ir fundo nesse mundo de riffs, acordes destorcidos e melodias. Descobri artistas desconhecidos até então, enfim, moldei meu caráter musical, passei a realmente escutar aquelas bandas legais que eu tanto lia em várias revistas que eu tinha.
De maneira alguma eu deixei de comprar discos, mesmo fazendo download de vários sons eu sempre juntava uma grana para comprar os cds das bandas que mais me importavam, assim veio o meus primeiros discos do The Cure, Radiohead, Placebo, Sonic Youth, Morrissey, The Smiths dentre tantos outros, eu gosto de colecionar cds e discos, acho importante essa resposta junto ao artista que você gosta. Também usei um pouco de esperteza, vendendo discos que eu encontrava em preço mais baixos e que eu não interesse de ter ou não gostava da banda, assim pude fazer um pouco de dinheiro não somente para comprar mais discos, mas também para custos próprios, assim passei boa parte de minha adolescência.
Nesse anos de compras, vendas e trocas de cds, pude notar que os preços nunca eram baratos, principalmente quando a procura do disco era alto, todos nós sabemos que a média de preço varia sempre entre 20 à 30 reais, com sorte você pode comprar discos por 10 reais, quando o disco é  duplo ou importado, já sabe que não sai por menos de 40 reais, por isso o mercado fonográfico sofreu e sofre constantemente baixa nas vendas de discos, fazendo com que os artistas procurem diversas formas de distribuição de seu material, as bandas independentes tem feito isso de maneira bastante eficiente, pois além de vender discos físicos também deixam em seus sites para download gratuito! Os cds hoje vem em alguns casos com capas em papelão e com belas artes em seus encartes além de letras e toda uma ficha completa do álbum, isso para mim é um atrativo a mais, é muito decepcionante compra um disco e ele vir apenas com uma folha em branco sem nenhuma informação do artista nem mesmo letras das músicas, os artistas estão cada vez mais atentos a isso e nos presenteando com verdadeiras obras de arte, vide os discos da Apanhador Só, Marcelo Camelo, u2, Cícero e Marcelo Jeneci são exemplos de belos encartes que já pude ver.
Então com todo esse furacão passando pelo mercado musical inúmeros músicos tentar inovar na maneira de lançar seus álbuns, Thom Yorke vocalista e guitarrista da Radiohead é um dos que mais surpreende do que diz respeito à essa nova forma de vender música, a primeira surpresa que tivemos foi quando ele no site oficial da banda disponibilizou o álbum In Rainbows perguntando ao fã quanto ele achava que valia aquele cd isso causou um tremendo espanto e repercussão por parte da mídia, como se não fosse o bastante recentemente o Thom lança seu segundo disco solo atrás do download via torrent de forma paga, sendo assim o primeiro torrent pago da história da internet algo genial, também não se esperava menos por parte de um génio do  nível do Thom.
Em outro caso também recente, o U2 lançou primeiramente seu novo disco via aplicativo apple, o disco vinha de graça no itunes, então todos que compraram o novo Iphone da Apple ganhava de brinde o disco do U2, é preciso lembrar que eles são uma banda genial, tem uma discografia impecável, com discos que são verdadeiros clássico do rock mundial, só que infelizmente eles não contavam com uma coisa, a internet não perdoa ninguém, tão logo os usuários do Iphone viram o disco do U2 no Itunes, começou a piadas na internet, muitos perguntando quem era o U2 e o que aquele disco estava fazendo em seus celulares. A repercussão foi tanta que a Apple lançou um outro aplicativo para que o usuário pudesse deletar o disco de seu celular.
Hoje eu admiro essas bandas que tem esse contato direto com seus fãs, acabam tendo um contato maior com seu público e pode assim melhorar ainda mais o trabalho que fazem, lugar de artista é ao lado de seus fãs e não pode haver esse distanciamento, pois ele nada seria sem a presença daquele que consome seu material, acho que devemos sim comprar os discos ir nos shows, desde que seja num preço justo!
Situações assim nos mostra a história sendo construída, música é movimento e se você ficar parado ela te leva e você vê, e eu te pergunto: Quanto você paga pela música que ouve? Quanto você acha que deve pagar por ela?
 
Por Jefferson Britto*
Foto: Jefferson Brito e Adriana Belarmino
*[https://www.facebook.com/JeffersonBritoo] é um grande amigo que gentilmente vai disponibilizar suas impressões sonoras aos leitores do eventual blog sempre às sextas-feiras.